- Área: 2312 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Aitor Estevez
-
Fabricantes: 1Sist, Capdell, Enea, Estiluz, Forma 5, GUBI, HAY, Leds-C4, Marset, Sancal, Santa & Cole, e15
Descrição enviada pela equipe de projeto. O novo Parque de Pesquisa Criativa de Barcelona está localizado no Canódromo, o emblemático edifício racionalista projetado pelo arquiteto catalão Antoni Bonet i Castellana em 1961.
Depois de uma reforma no edifício em 2016, Dear Design Studio ganhou o concurso para o projeto de interiores do edifício, e além disso criou o projeto de identidade corporativa e de sinalização para dar ao projeto maior coerência. O desafio era adaptar as instalações do antigo Canódromo para sua nova função: um espaço flexível e dinâmico para as empresas emergentes e tecnológicas das indústrias criativas e culturais. Ao mesmo tempo, o escritório propôs estimular a relação do edifício com o bairro por meio da inclusão de intervenções tecnológicas que refletissem os processos desenvolvidos no edifício.
O projeto de interior busca a flexibilidade e o dinamismo dos diversos espaços, preservando os traços históricos do edifício. A ideia principal é respeitar e honrar a arquitetura minimalista de Bonet por meio de uma intervenção discreta e cuidadosa. Dear Design responde a uma necessidade de escritório "hub" que fomente a interação entre seus usuários e promova as formas atuais de trabalhar: flexibilidade e adaptação dos espaços que permitam a mobilidade do usuário.
Quanto à identidade visual, a proposta do escritório buscou transmitir valores de velocidade, movimento, progresso e tecnologia do novo Parque Criativo, representados graficamente por meio da decomposição irregular da tipografia em linhas verticais de diversas espessuras e separadas com diferentes espaçamentos.
Com o objetivo de criar espaços confortáveis e agradáveis, materiais acolhedores como a madeira e os painéis acústicos de wwcb foram utilizados para contrastar com a estrutura de aço preexistente e pisos de concreto.
O mobiliário utilizado na intervenção é uma clara referência ao arquiteto Bonet. As lâmpadas de piso e suspensas, projetadas pelo escritório Dear Design, combinam 2 estruturas originais da cadeira BKF, um projeto original de Antoni Bonet, com uma pele de tela flexível. As cores preexistentes do edifício original, amarelo mostarda e azul claro, são recuperadas nas lâmpadas de mesa, projetadas por Dear Design, nas estruturas metálicas das mesas, assim como nas partes vinílicas da fachada que protegem o escritório do sol.